Método Pilates e seu Importante papel na Prevenção do Sobrepeso e Obesidade

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Método Pilates e seu Importante papel na Prevenção do Sobrepeso e Obesidade

Atualmente a obesidade vem sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. O National Institute of Health (2011), caracteriza a pessoa como obesa quando a quantidade de tecido adiposo aumenta numa proporção capaz de afetar a saúde física e psicológica, diminuindo a expectativa de vida (COSTA; GARDENGHI, 2012).

Estudos recentes da revista The Lancet, mostram que o número de obesos no mundo cresceu seis vezes nos últimos anos. Segundo a publicação, há 40 anos existiam 105 milhões de pessoas acima do peso no mundo para 641 milhões em 2014.

Em termos absolutos, o Brasil ocupa o terceiro lugar entre os países que possuem a população com excesso de peso. A pesquisa também mostrou que a proporção de homens obesos subiu de 3,2% para 10,8% e nas mulheres de 6,4% para 14,9%.

O Crescente Aumento da População ObesaMétodo-Pilates-5

O mundo globalizado, onde o tempo parece ser cada vez menor, possibilitou a redução da realização de atividades físicas regulares. Houve também uma mudança significativa nos hábitos alimentares da população em geral, principalmente com a alta ingestão de fast foods e outros alimentos que substituem uma refeição ideal.

Às vezes, as pessoas não param para se alimentar corretamente e essas mudanças dos hábitos de vida indicam uma crescente prevalência da obesidade e, consequentemente, ao possível desencadeamento de doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, hipertensão, câncer, apneia do sono e síndrome metabólica.

A composição corporal é dada por uma relação entre o que se ingere de energia na alimentação e o gasto energético na atividade física. O gasto energético total é composto de três componentes: metabolismo de repouso, resposta do metabolismo à dieta e atividade física.

O metabolismo de repouso é afetado pelo sexo, idade, estado nutricional e endócrino, e pela composição corporal. A atividade física é o componente variável do gasto energético total, podendo ser aumentada em dez vezes em relação à taxa metabólica de repouso. (PESTANA, et al. 2012)

A prática da atividade física tem diversos benefícios, sendo alguns deles:

  • Aumento da atividade simpática – potencializando a ação lipolítica no tecido adiposo – em especial na região abdominal
  • Aumento da sensibilidade à insulina
  • Redução da pressão arterial
  • Auxílio na manutenção da massa magra, quando associada a reeducação alimentar
  • Redução da circulação de lípides na corrente sanguínea, etc.

Os exercícios físicos devem ser colocados na rotina diária, uma vez que eles apresentam inúmeros benefícios para quem prática, tanto nas questões físicas e psíquicas.

Método Pilates e Aptidão FísicaMétodo-Pilates-6

Existem muitas pesquisas que abordam os efeitos da reeducação alimentar e do exercício físico isoladamente, ou de ambos combinados, sobre a perda de peso corporal. Nestes estudos fica claro que a dieta tem um papel mais marcante na redução do peso corporal, porém o exercício pode gerar vantagens a longo prazo, que podem ser muito benéficas, principalmente ao paciente e alunoobeso.

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