HIPERCIFOSE NO PILATES

Hoje vamos falar sobre as curvas da nossa coluna, em especial da curvatura torácica. A coluna vertebral tem curvaturas que facilitam a descarga de peso e o equilíbrio, além de dissipar as forças do tronco.

A curva cervical e lombar chama-se lordose e a curva torácica chama-se cifose. A hipercifose é o aumento da curvatura cifótica natural da coluna torácica, que surge gradativamente. Entre outras causas, a hipercifose pode originar-se da má postura. Pode apresentar dor, fadiga muscular, sensibilidade e rigidez.

O método Pilates pode auxiliar a melhorar a mobilidade da região torácica, além de fortalecer a musculatura dorsal minimizando os efeitos da má postura. Vamos conferir alguns exercícios:

  • Back Extension Prep.

Objetivo: Fortalecimento dos dorsais visando ênfase na coluna torácica.

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  • Back to Forward Bend Prep

Objetivo: Aumentar a mobilidade da torácica para extensões, tirar da posição de sobrecarga.

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  • Open Elbows no Rolo

Objetivo: Trabalhar descarga de peso em alinhamento e mobilidade da cintura escapular

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  • Chest Expansion

Objetivo: Fortalecer musculatura dorsal visando mobilizar a articulação crânio-cervical.

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  • Head Work com elástico

Objetivo: Realinhamento cervical, normalmente comprometido pela hipercifose.

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  • Arm Circles no Rolo

Objetivo: Liberdade de movimento para MMSS e estímulo de alongamento para peitorais.

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